This area will include weekly news stories that are current and relative to the areas of marketing and management, highlighting market tendencies.
COMO VÃO OS PORTUGUESES GERIR OS GASTOS NAS FÉRIAS DE VERÃO DESTE ANO?
2017-06-28
Quase um em cada dez portugueses (9%) planeiam aumentar as despesas em 2017 e apenas 5% pensam aumentar as suas poupanças, ou seja, a intenção é que os gastos superem as poupanças. Este ano, em que os portugueses revelam uma maior predisposição para o consumo, Lazer/Viagens é a categoria a registar uma tendência mais elevada de intenção de compra: mais de metade da população (58%) prevê ir de férias entre Julho e Setembro, sendo que, destes, 51% pensa passar férias em Portugal fora do seu local de residência e 11% no estrangeiro. Os dados são do Observador Cetelem 2017 Intenções de compras e férias dos portugueses e são anunciados com o início oficial do Verão.
“Portugal vive hoje um clima de confiança generalizada e esse sentimento traduz-se numa maior predisposição para o investimento em serviços e produtos que contribuam para o bem-estar e felicidade das pessoas. Assim, depois de anos recentes muito difíceis, em que os portugueses tiveram de fazer grandes sacrifícios, é com naturalidade que assistimos ao retomar da confiança na economia e nas instituições, que se reflecte num reforço da intenção de consumo, nomeadamente, no período de férias de verão que se aproxima”, explica José Pedro Pinto, chief marketing & sales officer do Cetelem.
Entre as principais conclusões que o Observador Cetelem Férias 2017 apresenta, destaque, ainda, para os 31% de portugueses que não prevêem fazer férias neste período de Verão, principalmente, por motivos financeiros (55%) ou, apenas, por preferirem outros períodos do ano para descansar (21%). Entre as pessoas que passam férias “cá dentro”, a maioria (44%) fá-lo em casa de familiares. Já quanto a quem passa férias no estrangeiro, 75% dos inquiridos opta por um hotel. O preço, com 36%, e a localização, com 35%, são os factores mais valorizados na escolha dos destinos.
Embora haja uma maior confiança dos consumidores nacionais, verifica-se uma tendência para não gastar em excesso. Assim, entre os que ficam em Portugal, 66% planeia poupar nas férias, valor que sobe para 77% quando as deslocações são fora do país. Quanto à melhor forma de poupar neste período, a preferência por encontrar alojamento a preços mais acessíveis está em primeiro lugar, com 48% das respostas. Outras formas de poupança são as reservas com muita antecedência (33%) ou, quando a viagem implica um voo, a escolha de companhias low cost, segundo 15% dos portugueses. As reservas com muita antecedência e o voo em companhias low cost são mais praticados quando se pretende passar férias fora de Portugal: 67% e 39%, respectivamente.
A internet e as redes sociais ocupam em conjunto (num total de 42%) o primeiro lugar entre os meios utilizados pelos portugueses para planear as suas compras, sendo que cresce, igualmente, o número de pessoas que vê nas plataformas digitais a melhor forma de reservar as suas férias.
As despesas nas férias devem rondar os 950 euros, embora o valor aumente para quem opta pelo estrangeiro, com os números a atingirem os 1.465 euros. 61% prevê utilizar o seu subsídio de férias, embora 41% pretenda, igualmente, aproveitar este valor para poupança e 17% para amortizar créditos.
O Observador Cetelem Férias 2017 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 11 e 15 de Maio, e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.